JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it. Orientações

Orientações

As orientações do ProEdu tem como objetivo auxiliar as instituições ou profissionais responsáveis pelo cadastramento de recursos no repositório. Para isso é necessário compreender em qual área de conhecimento da Capes o material se enquadra, assim como o Currículo Referência e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Superiores em Tecnologia, que são informações essenciais para o preenchimento correto dos metadados. Além disso, também é necessário identificar se o material possui recursos de acessibilidade, bem como orientar os desenvolvedores a implementar esses recursos nas suas obras.

Conforme a CAPES (2020) a classificação das Áreas do conhecimento tem propósitos práticos que visam fornecer um método ágil e funcional para instituições de ensino, pesquisa e inovação, e fornecem informações inerentes a projetos de pesquisa e recursos humanos as instituições de gestão nas áreas de ciência e tecnologia.

As Áreas do Conhecimento estão organizadas quatro níveis hierárquicos, partindo do mais geral até o mais específico, compreendendo nove grandes áreas que se distribuem as 48 áreas de avaliação da CAPES. Por sua vez, estas áreas de avaliação se agrupam em áreas básicas e são subdivididas em subáreas e especialidades.

Para acessar as áreas de conhecimento da CAPES, clique aqui.

Basicamente,

As Áreas do conhecimento tem propósitos práticos que visam fornecer um método ágil e funcional para instituições de ensino, pesquisa e inovação. Compreende nove grandes áreas que se distribuem as 48 áreas de avaliação da CAPES.

Segundo Catapan, Kassick e Otero (2011) a versão preliminar do Currículo Referência foi divulgado em 2010, enquanto um processo de construção coletiva dos coordenadores e professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Escolas Técnicas Profissionais Estaduais, que atuam no âmbito do Sistema e-Tec Brasil.

A versão final, elaborada em 2011 a partir de um trabalho de pesquisa coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina que apresenta as Matrizes Curriculares de Referência Nacional, norteadoras para a definição de perfil profissional, competências, habilidades, bases tecnológicas e ementas para os cursos de formação profissional de nível técnico na modalidade a Distância.

O Currículo Referência é constituído por 11 eixos tecnológicos e suas subáreas. Os eixos são: (I) Apoio Educacional; (II) Ambiente, Saúde e Segurança; (III) Controle e Processos Industriais; (IV) Gestão e Negócios; (V) Hospitalidade e Lazer; (VI) Informação e Comunicação; (VII) Infraestrutura; (VIII) Produção Alimentícia; (IX) Produção Industrial; (X) Recursos Naturais; (XI) PROEJA.

Para saber mais sobre o Currículo Referência, clique aqui.

Basicamente,

O Currículo Referência apresenta as Matrizes Curriculares de Referência Nacional, norteadoras para a definição de perfil profissional, competências, habilidades, bases tecnológicas e ementas para os cursos de formação profissional de nível técnico na modalidade a Distância.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é um recurso que disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, para orientar as instituições, estudantes e a população geral (Ministério da Educação, 2016). Com 227 cursos, agrupados por eixos tecnológicos, o recurso é um referencial para orientar o planejamento dos cursos e correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio.

Para saber mais sobre o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, clique aqui.

O Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, lançado em 2006, é um guia com informações sobre o perfil de competências do tecnólogo e estabelece a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso (MEC, 2020).

O guia é uma referência para estudantes, educadores, instituições de ensino tecnológico e público em geral, exerce o papel de base também para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para os processos de regulação e supervisão da educação tecnológica.

Para saber mais sobre o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, clique aqui.

Basicamente,

O Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia é um guia com informações sobre o perfil de competências do tecnólogo que também informa a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso (MEC, 2020).

Os REA que compõem o ProEdu são cadastrados no sistema do Repositório em eixos temáticos e conforme sua natureza de mídia, são elas: animação, áudio, caderno temático, cursos, imagem, livro, página web, programa educacional, texto e vídeo.

Baseando-se no acesso universal e na autonomia de qualquer usuário para utilizar o conteúdo do ProEdu, recomenda-se que todo REA disponibilizado através do sistema contemplem os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), pois a Lei Brasileira da Inclusão (BRASIL, 2017), instituída em 6 de julho de 2015, determina em seu artigo 27 a educação como “direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida”, bem como em seu artigo 28, inciso II, ressalta a responsabilidade do poder público em aprimorar os sistemas educacionais: “visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena” (BRASIL, 2015).

Além do direito de acesso ao conteúdo destes REA, outro ponto fundamental para que PcD possam acessar estes conteúdos é a acessibilidade ao sistema computacional que compõem o repositório.

A acessibilidade ao sistema trata da navegação eficiente a partir de ledores de tela e tradutores de português para Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de prever opções de contraste, tamanho da fonte, e organização adequada dos elementos dispostos na página web, entre outros. Portanto, a Recomendação Técnica de Acessibilidade para Recursos Educacionais Abertos do Repositório ProEdu, tem como finalidade apoiar a adaptação dos REA já produzidos e fornecer subsídios para planejamento e produção de novos REA.

Para acessar o manual de Recomendação Técnica de Acessibilidade, clique aqui.

Basicamente,

Baseando-se no acesso universal e na autonomia de qualquer usuário para utilizar o conteúdo do ProEdu, recomenda-se que todo REA disponibilizado através do sistema contemplem os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD),